O Parque de Exposições Dandãezinho foi palco da abertura da 43ª edição da Expoferr Show, o maior evento agropecuário do norte do Brasil, na última quinta-feira (5). A cerimônia de abertura reuniu importantes autoridades e deu início a uma semana de troca de conhecimentos, tecnologias e negócios voltados para o agronegócio de Roraima.
Entre os presentes estava o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que participou pela primeira vez da Expoferr e destacou a relevância do evento para o desenvolvimento agropecuário da região. “Já me diziam que esse é o maior evento agropecuário da região norte, e aqui a gente constata claramente a força do agro em Roraima. O agronegócio deste estado é um caso de sucesso no Brasil e serve de inspiração para o país inteiro,” afirmou o ministro.
A abertura contou ainda com a presença da enviada especial da Primeira-Ministra de Barbados, Alphea Wiggins, que visita a Expoferr pela segunda vez com o intuito de estreitar relações no setor agropecuário entre Roraima e Barbados. “Nós temos iniciado conexões com o Brasil e principalmente com a região norte, e queremos que os frutos e vegetais produzidos no estado de Roraima cheguem até Barbados”, ressaltou Wiggins.
Outro destaque do evento foi a ênfase em tecnologia e inovação. No Pavilhão Integrado de Agronegócio, organizado pelo Sistema Faerr/Senar e Sebrae, ocorreu a abertura do Hackathon, uma maratona de desenvolvimento tecnológico que incentiva a criação de soluções para o campo, conectando inovação e sustentabilidade.
“É o segundo ano do Hackathon Agrotech, e esta edição está ainda mais forte. Seis equipes estão aqui hoje para desenvolver soluções inovadoras sobre o tema ‘Monitoramento, Notificação e Alerta de Pragas Quarentenárias’. São os jovens trazendo soluções tecnológicas para o agronegócio em Roraima”, explicou o presidente do Sistema Faerr/Senar, Sílvio de Carvalho.
O Hackathon Agrotech é promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento e Inovação (Seadi) e pelo Sistema Faerr/Senar, em parceria com o Sebrae Roraima. Serão 32 horas de maratona repletas de conhecimento.
Pavilhão Integrado do Agronegócio
Pela segunda vez, o Pavilhão Integrado do Agronegócio retorna à Expoferr, reunindo instituições como o Sistema Faerr/Senar, Sebrae, Federação da Indústria, Sesi, Senai, IEL, CDL, Facir, Consulado da Guiana, entre outros. O espaço, voltado a promover as instituições e exibir tecnologias e inovações para o agronegócio, funcionará todos os dias da Expoferr, das 17h às 22h.
O público poderá conferir serviços das instituições e participar de quiz interativo sobre o agronegócio no estande do Sistema Faerr/Senar, além de aprender a pescar de forma virtual com o Senar Roraima, através de óculos de realidade virtual.
A Expoferr Show 2024 segue até o próximo sábado (9), com uma programação voltada à capacitação, inovações tecnológicas e oportunidades de negócios para fortalecer ainda mais o agronegócio de Roraima.
Assessoria de Comunicação Sistema FAERR/SENAR-RR
Telefone: (95) 98402-7590