A iniciativa já beneficiou 194 produtores com diagnósticos precisos, que orientam o uso correto de insumos e garantem maior produtividade e preservação do solo.
No mês em que se celebra o Dia Nacional da Conservação do Solo (15 de abril), o Senar Roraima destaca o compromisso de fortalecer o agro aliado à sustentabilidade. Desde 2024, a instituição disponibiliza gratuitamente o serviço de análise de solo aos produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), permitindo diagnósticos que ajudam no manejo consciente, no uso eficiente de insumos e na preservação das áreas produtivas.
Até o momento, 194 produtores das cadeias de fruticultura e olericultura já receberam os resultados das análises. As informações obtidas são utilizadas tanto pelos produtores quanto pelos técnicos de campo da ATeG na elaboração de recomendações assertivas, tornando a produção mais eficiente e sustentável.
Para o homem do campo, como o produtor Adenilson Pereira, da cadeia da ATeG de fruticultura em Rorainópolis, a iniciativa representa mais que um apoio técnico: é uma mudança de realidade.
“Antes eu não tinha acesso, minha lavoura foi plantada sem análise. Para nós é muito difícil ter a análise de solo. Aí o Senar Roraima veio e fez a análise da minha terra, e trabalhar em cima de uma análise é outra coisa, ajuda a gente a trabalhar no que realmente precisa no solo”, destacou Adenilson.
Segundo o técnico de campo da ATeG, Lucas Sousa, a análise de solo é uma ferramenta essencial para garantir que o investimento em insumos seja correto e reflita diretamente no lucro e na saúde do solo.
“Estamos utilizando a análise de solo disponibilizada pelo Senar para pautar a questão de insumos na propriedade do seu Adenilson. Utilizando os recursos de forma correta, almejando lucro e mantendo a fertilidade do solo”, explicou o técnico.
Na cadeia da olericultura, o técnico Ronaldo Centenaro também enfatiza o impacto positivo da iniciativa, principalmente pela dificuldade que os produtores enfrentam para ter acesso a esse tipo de serviço em Roraima.
“Quando começamos os atendimentos pela ATeG, vimos a necessidade de realizar a análise de solo por intermédio do Senar, devido à dificuldade dos agricultores em encontrar laboratório de análise de solo no Estado. A iniciativa é muito importante porque, se fosse depender do produtor, seria muito mais difícil realizar esse serviço”, destacou Ronaldo.
O presidente do Sistema Faerr/Senar, Sílvio de Carvalho, reforça que investir na conservação do solo é garantir um futuro sustentável para o agronegócio.
“Essa medida é parte do nosso compromisso em levar conhecimento, tecnologia e soluções concretas para o campo. A análise de solo permite que o produtor tenha segurança nas escolhas, economize recursos e preserve o solo para produzir hoje e no futuro, de forma responsável e sustentável”, afirmou.
Assessoria de Comunicação Sistema FAERR/SENAR-RR
Telefone: (95) 98402-7590