No último sábado (19), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Roraima (Senar/RR), em parceria com o Banco do Brasil, deu início ao ciclo 2024 do Circuito de Treinamento Agro. O evento foi realizado no Sítio Paraguai, uma propriedade atendida pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar, localizada na vicinal 41, zona rural de Rorainópolis, e reuniu mais de 40 participantes, entre produtores rurais e estudantes do Instituto Federal de Roraima (IFRR). O tema central foi o Manejo na Fruticultura, abordado por meio de palestras e discussões práticas que tiveram como objetivo capacitar os produtores em áreas estratégicas da produção rural.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre linhas de crédito rural, pragas e doenças na fruticultura e técnicas de poda voltadas para a preservação e melhoria das plantações. Quem esteve presente também pode conhecer mais da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar e receber orientações sobre a emissão do Imposto Territorial Rural (ITR).
Segundo o presidente do Sistema Faerr/Senar, Sílvio de Carvalho, a parceria com o Banco do Brasil tem sido fundamental para fortalecer a capacitação e o desenvolvimento do agronegócio em Roraima. “Essa colaboração entre o Senar e o Banco do Brasil reforça o nosso compromisso em oferecer conhecimento prático e acessível para os produtores rurais. O Circuito de Treinamento Agro tem sido uma ferramenta essencial para levar informação de qualidade e promover o crescimento do setor no estado”, afirmou Carvalho.
O assessor de agronegócio do Banco do Brasil, Ailton Pessoa, destacou a importância da disseminação de informações sobre as linhas de crédito disponíveis para os produtores. “A parceria se faz muito importante principalmente para o pequeno agricultor. Hoje a gente apresentou para o pessoal aqui toda a linha de crédito referente à agricultura familiar, esses assuntos são super importantes para o produtor, principalmente aqueles que estão iniciando agora, para que ele possa buscar a melhor alternativa que gere renda dentro de sua propriedade e tenha seu sustento familiar”.
Os produtores que participaram do evento elogiaram a iniciativa, como Hernandes de Oliveira, que viu no treinamento uma chance valiosa de informação. “O evento está sendo bem aproveitado. A gente sempre está procurando conhecimento e hoje estamos aprendendo conteúdos que temos pouco conhecimento prático e os técnicos estão ensinando tudo. Também gostei muito da parte de crédito porque a gente não tem acesso a essas informações, e o que foi passado aqui foi muito bom”, explica.
Circuito de Treinamento Agro
O Circuito de Treinamento Agro tem o objetivo de levar informações técnicas, gerenciais e de acesso ao crédito para produtores rurais para melhorar a gestão da atividade, e consequentemente aumentar os resultados econômicos do produtor. O evento é de alcance nacional e em Roraima terão mais três encontros, que serão realizados entre os meses de outubro e novembro, nos municípios de Bonfim e Boa Vista.
Assessoria de Comunicação Sistema FAERR/SENAR-RR
Telefone: (95) 98402-7590